Érebo vem do grego: Ἔρεβος, Erebos significa "sombra" ou "escuridão profunda". É, na mitologia grega, a personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas.
Érebo e sua irmã Nix nasceram de uma cisão de seu pai Caos. Isso porque Caos é considerado um ser único que representa o todo e todos os que vêm dele nascem dos seus "pedaços". Dessa forma, Nix eÉrebo seriam os primeiros imortais depois dele, claro.
Seus domínios são demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como "Vácuo" que ficam logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix, a personificação da noite.
Como não haviam outros pra se unirem, Érebo desposou Nix, sua irmã, gerando os primeiros elementos do cosmos: o Éter, conhecido como a Luz celestial, e Hemera, o dia, que seriam mais dois deuses primordiais. Em outros escritos, Nix seria a mãe de Érebo e o teria gerado junto com Caos.
É conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus. No evento que é conhecido como Titanomaquia (guerra entre os Titãs e os deuses olimpianos), conta-se que os Titãs pediram socorro a Érebo e, pessoalmente, o primórdio desceu até o Tártaro para libertar os filhos de Gaia, porém foi surpreendido por Zeus e Hades que tiveram a ajuda de Nix para lançar Érebo nas profundezas do rio Aqueronte, a fronteira dos dois mundos.
Na medida em que o pensamento mítico dos gregos se desenvolveu, Érebo deu seu nome a uma região do Hades, por onde os mortos tinham de passar imediatamente depois da morte para entrar no Hades. Após Caronte tê-los feito atravessar o rio Aqueronte, entravam no Tártaro, o submundo propriamente dito.
Érebo é também, frequentemente, usado como sinônimo de Hades.
Postar um comentário