Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

Kartikeya- Senhor Guerra


Kartikeya, Murrugan, Subramaniyan ou simplesmente SKanda, Senhor da Guerra, Filho de Shiva e Parvati, irmão de Ganesha. Ele assume o comando do Exército celestial depois de Indra. Vários são os mitos que o citam. em um deles ele teria nascido das centelhas que foram emanados dos olhos de Shiva quando este estava em estado de Nataraja. Caíram 6 centelhas dando origem a seis filhos, Parvati ficando muito feliz abraçou a todos com tanta força que teria unidos todos em um único ser de seis cabeças.

Em outros mitos teria a sua cabeça sido segurada por Agni o deus primordial do Fogo e assim teria ganhado parte dos seus poderes e isso influenciaria em muito sua personalidade.

Em outros mitos ele é Filho de Shiva gerado sem mãe, e por isso só se interessa por lutas e guerras. Com seis cabeças e doze braços, comanda as suas legiões celestiais do dorso de um pavão colorido.

Representa a Alma Humana, que deve guerrear com as forças tenebrosas de nossos inimigos internos, ou o Ego. Diz que ele seja a própria vontade, necessária para a Vitória.

Sua valentia se tornou lendária a ponto de ganhar os exércitos do céu do próprio Indra. Ele é bonito, viril e violento. Regido por Marte. Ele e um deus Irado assim como Acala e Kali sendo que a sua vontade principal é caçar demônios e cortar cabeças assim como os dois!! Ele deve ser cultuado numa noite de Lua cheia. Assim como Durga é o Deus que rege o Nono Mês( novembro) e também o primeiro Mês ( quando o sol está no signo de Áries).

Ele se diz ser filho do fogo, Agni e, portanto, muito há muito Pitta, uma das três essências elementais, na sua natureza. Enquanto Ganesha remove todos os obstáculos, Skanda é responsável por fornecer energia de conhecimento espiritual para transpô-las.

Escrituras retratam-no sempre com sendo um jovem menino com o corpo dourado e seis cabeças que denotam as suas virtudes, e ao mesmo tempo lhe conferem poder de onisciência, e assim pode enxergar tudo que está a sua volta e não pode ser abatido ou atacado. É interessante essa parte das cabeças pois antes dele Bhrama era considerado o Onsciente por possuir 5 cabeças, vê-se nessa característica uma tentativa de surpassar os deuses mais antigos e instaurar os novos cultos.

Nesse sentido as seis cabeças são atacadas por seis tipos de sentimentos, ou seja, a guerra citada é apenas uma metáfora para aquilo que pode impedir a evolução do ser. Mesmo Murrugan sendo um deus de extrema violência a sua busca é pelo domínio do ser e por isso ele luta contra sua natureza e o ego. Interessante perceber que o fogo é o elemento do Ego e quando se diz que Agni o tocou sua cabeça pode-se fazer uma relação como sua vontade imperfeita e imatura tomando conta de seus pensamentos. E assim eles se tornam os seis chefes de Kartikeya e ilustram que os seis vícios demoníacos, kaama (sexo), krodha (raiva), lobha (ganância), moha (paixão), Mada (ego) e matsarya (ciúme) devem ser controlados se os seres humanos quiserem se sobressair na vida.

Kartikeya carrega a lança chamada Sakti em uma mão que simboliza a destruição das tendências negativas nos seres humanos e abençoa seus devotos por outro lado. Ele cavalga o pavão piedoso que tem uma serpente, símbolo do ego e dos desejos das pessoas, enrolada aos pés.

O pavão representa o destruidor de hábitos destrutivos e captador de desejos físicos. Assim, Kartikeya tem um aliado para realizar o seu objetivo de alcançar a perfeição na vida.

Ele é adorado 6 dias após o Diwali em 'Skanta Sashti' para celebrar a vitória sobre Tarakasura e Surapadman. É uma crença comum de que se alguém adora o Senhor Muruga na sexta-feira e se mantêm firmes rapidamente naquele dia todos os seus desejos serão realizados.

Lenda

Shiva se casou com a filha do rei Daksha chamada Dakshayani. Mesmo dando a mão de sua filha Daksha odiava seu genro.(posso até dizer que por isso mesmo o odiava).

Certa vez ele desejou realizar um yajna e por causa de sua aversão resolveu não convidar sua filha e genro.

Mesmo assim quando ficaram sabendo da festa o casal foi atá a casa dele. Ao chegar ao lugar Dakshayani se sentiu sozinha, e humilhada por este motivo, sacrificou sua vida para o fogo yajna.

Mais tarde, ela voltaria e nasceria como Parvati - uma filha para Parvataraja, e quando ela crescesse se casaria novamente com Shiva.

Filho de Brahma, Marichi teve um filho chamado Kashyapa, que tinha duas esposas nomeados Aditi e Diti. Aditi deu à luz a Indra e outros deuses que viviam no céu. A outra esposa , Diti deu à luz aos Daityas malvados ou Rakshasas (demônios) e eles odiavam aos deuses. Um desses filhos malvados foi Taraka um poderoso demônio.

Quando Taraka nasceu a mãe natureza se manifestou e revelou um mau-presságio onde ele iria causar destruição e problemas ao mundo inteiro,e por isso houve um grande temor no planeta inteiro resultado do medo que essa visão causou a ela, resultando em distúrbios climáticos, tempestades, e tsunamis.

Quando Taraka cresceu ele resolveu que iria conquistar os Devas (deuses). Com o intuito de se tornar imortal ele tentou um acordo com Brahma e começou a realizar uma penitência para apaziguá-lo.

Os deuses temeram Taraka, ao ver isso. Eles foram até Shiva e pediram a sua ajuda para se defender do ataque dos demônios. Shiva respondeu e seis faíscas saltaram de seu olho central, cada uma assumiu a forma de uma criança. Foram 6 ao total, estes foram alimentados e cuidados pelas seis mães ou Krittikas.

A esposa de Shiva, Parvati pegou os seis bebês em seus braços. Ela abraçou-os carinhosamente, mas devido ao abraço apertado os seis filhos foram espremidos em um corpo único com seis cabeças. Que então deram origem a Kartikeya.

Epítetos de Kartikeya.

1. Kartikeya-Por ser amamentado por seis divindades Karittika
2. Sadanana
3. Arumugan
4. Shanmukha-Porque ele tem seis faces
5. Subrahmanya-Por causa de seu amplo conhecimento
6. Skanda-Ele nasce da fonte da vida que passou ('Skanna) de Shiva
7. Shikhivahana-Porque pavão é seu veículo
8. Guha-Porque ele protege seus devotos de inimigos
9. Mayilvaganan
10. Murugan
11. Sanmatura
12. Devasenapati
13. Saktidhara
14. Tarakari
15. Kumara-Porque ele é sempre um menino e também matou pessoas más
16. Agnibhoo
17. Tarakjeet
18. Shakti Dhuru
19. Ganga Putra
20. Gangja
21. Kaangeyan
22. Swaminathan
23. Velayuthan
24. Vishagan
25. Vel Murugan
26. Vallimanallan
27. Soorasankaran
28. Mahasena-Como ele reuniu e liderou um exército enorme de matar os demônios

Mantra do Senhor Kartikeya

"Om Thatpurushaya Vidhmahe
Maha Senaya Dhimahi
Thanno Skanda Prachodhayath '
Om Thatpurushaya Vidhmahe
Maha Senaya Dhimahi
Thanno Shanmuga Prachodhayath '

Postar um comentário

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018