Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

Papa Legba


Papa Legba ouvri baye
a mwen pou pou
mwen pase
le ma tounen ma salyie loa yo

TRADUÇÃO

Papa Legba
abra o portão para mim
para que eu possa passar
quando eu voltar vou honrar a loa

Pode-se dizer que a fama de mau de Papa Legba se deu como um movimento de resistência ao domínio francês sob o Haiti, trazendo para a ilha a cultura do país de origem dos escravos africanos. O seu culto se expandiu a tal ponto que conseguiu impor o medo aos, em tese, donos da terra. O recado era claro: os Senhores poderiam ser donos da terra e terem subjugado toda uma raça, mas nunca controlariam sua fé!!! Pois Papa Legba é o ser que transpassa todas as barreiras, pois a ele pertencem todas as entradas dos portões e os portais, no universo mágico do vodu, e sobre o qual, pesa em seus ombros todas as responsabilidades das aberturas e fechamentos de entradas e saídas de Vilokan (mundo espiritual do vodu onde toda a ancestralidade dos loas reside).

Marassa é a ponte maior de energia entre céus e terra, Papa legba é seu porteiro, é aquele permite ou não acesso a ela. Essa ponte é usada para passagem dos outros Loas do plano espiritual para o mundo mortal,humano e material, e sem a sua autorização e atuação, nesta ritualística , NADA PODE SER FEITO...

Seu Veve (símbolo, ponto riscado) representa a encruzilhada, que é o seu lugar de poder, e representa o ponto de encontro entre os planos espirituais ao nosso plano material. Outra coisa importante é que ele é o primeiro Veve a ser riscado e também é dele que todos os outros se originam.

Em um culto Papa Legba é o primeiro a ser chamado, o que abre todo trabalho, e é o último a ser dispersado, pois ele também fecha as portas e encerra tudo que foi feito. Com isso eu concluo esse estudo, ele sendo o primeiro a ser chamado eu peço as bençãos de Papa Legba e sua família para dar vazão a essa nova fase na Escola de Magia.

Postar um comentário

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018