Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

INSTRUMENTOS PAGÃOS: LIVRO DAS SOMBRAS E GRIMÓRIO


Não. Não é um livro feito dos poderes de um Lasombra (entendedores entenderão kkkkkkk)!

O Livro das Sombras tem uma história, um mistérios e um sentido para trazer esse título. Mas, antes de falar sobre isso, é preciso esclarecer uma coisa: nem sempre as expressões Grimório e Livro das Sombras terão conotações iguais para todos os bruxos. E isso sem falar no Livro Espelho. Então, vamos esclarecer esses pontos antes de continuarmos:
  • Grimório: um livro de rascunhos, pensamentos, testes, receitas de feitiços que começaram seu processo de criação, símbolos, nomes de anjos e demônios, formas de evocação e invocação, etc. Basicamente, e geralmente, é como um bloco de notas mágico para sistemas que envolvam fontes hebraicas. Exemplo: as Clavículas de Salomão, que traz um esboço de um sistema mágico em desenvolvimento pelo Rei Salomão.
  • Livro das Sombras: um livro com receitas de feitiços, rituais, poções, óleos e afins já prontos, testados e garantidos sua eficácia. Podem conter também informações sobre estudos teóricos já refletidos e meditados, palavras de invocação e evocação, hinos, etc. Exemplo: Livro das Sombras de qualquer coven ou tradição mágica, que traz os rituais, feitiços e trabalhos mágicos já desenvolvidos e realizados pelos adeptos.
Então, pelo que se pode perceber, a diferença entre ambos é que o Grimório é um esboço de algo que ainda não está pronto, enquanto que o Livro das Sombras já traz o conhecimento efetivo do Bruxo e pronto para uso. Quando queremos desenvolver algo recorremos ao grimório para nos trazer inspiração, ideias e afins. Quando queremos partir para a ação propriamente dita, já tendo algo em mente, recorremos ao Livro das Sombras que nos trará o que precisamos sem precisarmos gastar tempo pensando em como será a melhor forma de trabalhar, pois já terá o passo a passo todo descrito.

É claro que, assim como já falei, essas são descrições que não são aceitas pela maioria. Muitos dizem que as duas expressões são sinônimas representando a mesma coisa, principalmente pelo fato de que a palavra Grimório (do francês, grimoire) refere-se a um livro que traz um conjunto de símbolos e o ensino da forma de combiná-los para para se atingir um meio. Um outro ponto é que a expressão Livro das Sombras é geralmente usada apenas no meio pagão, enquanto que Grimório é utilizado por vários sistemas mágicos (envolvendo ou não uma religião). Fiquem à vontade para decidirem como irão trabalhar e definir seu próprio caminho mágico. Eu, particularmente, uso a distinção acima, mas ainda assim chamo meus Livros das Sombras de grimórios, às vezes. Sei lá, acho que só pra variar mesmo e sair da rotina. kkkkkkkkkk

O Livro das Sombras foi chamado assim, pois quando as bruxas começaram a serem perseguidas elas tiveram que se esconder e ocultar suas formas de trabalho e conhecimento para não terem um destes destinos: serem torturadas e morrem durante o processo, serem torturadas e morrerem afogadas, serem torturadas e morrerem enforcadas, serem torturadas e morrerem na fogueira... As modalidades são muitas, basta escolher a pior! =P

Como o Livro das Sombras fala de quem as bruxas são, e elas foram para as sombras para se esconderem, o livro com seus conhecimentos adotou também esta expressão, pois sua sabedoria foi relegada ao fantasioso, supersticioso e herege mundo dos pagãos (que devem ser todos abominados e excomungados pela graça de deus. Aleluia!).

Este livro é feito de várias formas e maneiras e, com o advento da tecnologia, alguns pagãos modernos se utilizam até mesmo de um pendrive para armazenar as informações de seus estudos (corage...). Bem, eu sou mais tradicionalista e escrevo o meu a mão, pois conforme nossos ancestrais nos ensinaram, seu Livro das Sombras precisa ter sua energia moldada a ele e o tempo que você gasta se dedicando a escrevê-lo mostra seu empenho no seu caminho. Sem falar que, quando escreve algo, aquilo fica gravado mais fortemente em sua mente.

Uma dúvida que paira muito sobre a cabeça de quem está iniciando agora o caminho mágico é: o grimório precisa ser de capa preta com um pentagrama? COM TODA CERTEZA! Só desse jeito é um grimório.

...

Claro, se assim você acredita! HAHAHAHAHAHA

Eu tenho 10 Livros das Sombras já escritos, cada um com uma capa de cor diferente, cada um com um símbolo distinto na capa, cada um escrito de uma forma, feitos de materiais diferentes (couro, brochura, etc), todos sem nenhum nome igual e todos refletindo minha jornada mágica naquele momento. Ou seja, seu Livro das Sombras precisa ter a cara que você quiser dar a ele. Mas, é claro, sempre existem limites. Por favor, não coloquem um Pikachu na capa dizendo que é porque assim você se sente conectado com os deuses do trovão... Por favor, não peidem na farofa!!!

O Livro das Sombras conta muito do que um bruxo é, pois reflete suas crenças e práticas. Ainda assim, não fala exatamente quem ele é. Isso já é trabalho do Livro Espelho. O Livro das Sombras pode ser consultado por outros bruxos de confiança, já o Livro Espelho jamais deve ser sequer visto por quem quer que seja. Isso porque o Livro Espelho, como o próprio nome diz, reflete exatamente sua essência por ser aonde você anotará as sensações que teve durante certa meditação, seus sonhos, seus preocupações, as visões, etc. Ou seja, este é o famoso livro diário do bruxo. Como dizem as lendas, aquele que possui o Livro Espelho de um bruxo detém poder total sobre ele.

Uma coisa interessante de se notar é o seguinte: toda bruxa tem seu Livro das Sombras. Portanto, há de se pensar que não eram pessoas estúpidas e burras, pois não eram iletrada, o que as definem como pessoas influentes na sociedade medieval, haja visto que tinha conhecimento e, obviamente, sabedoria. Na Idade das Trevas, e ainda hoje, conhecimento é poder. Portanto, as bruxas eram pessoas que buscavam conhecimento, o que me leva sempre a um ponto: aquele que não gosta de estudar e, pior, não gosta de ler, nunca será um bruxo! Digo isso porque todo bruxo tem ânsia e sede por aprender mais e mais e mais.

Por fim, vou deixar aqui com vocês a transcrição de uma famosa advertências das bruxas antigas. Acredita-se que na época das fogueiras este texto deveria aparecer na primeira página de todos os Livros das Sombras, conforme citado por Gardner em seu livro "A Bruxaria Hoje":

"Mantenha um livro em sua própria mão de escrever. Deixe que irmãos e irmãs copiem o que quiserem, mas nunca deixe esse livro fora de sua mão, e nunca guarde os escritos de outro, pois se for encontrado com a sua letra você será apanhada e torturada. Cada um deve zelar por seus próprios escritos e destruí-los quando o perigo ameaçar. Aprenda tanto quanto você puder de cor e quando o perigo passar reescreva seu livro. Por essa razão, se alguém morrer, destrua o livro dela se ela não tiver sido capaz de o fazer, pois se for encontrado, será uma prova clara contra ela. 'Você não pode ser bruxa sozinha', então todos os seus amigos estão em perigo de tortura, por isso destroem todo o desnecessário. Se o seu livro for encontrado em seu poder, será uma prova clara contra você; você pode ser torturada.

Mantenha todos os pensamentos do culto em sua mente. Diga que teve sonhos maus, que um diabo a obrigou a escrever aquilo sem seu conhecimento. Mentalize: 'Não sei de nada; não me lembro de nada; esqueci tudo'. Mantenha isso em mente. Se a tortura for grande demais para suportar, diga: 'Eu confesso. Não posso suportar esse tormento. O que vocês querem que eu diga? Perguntem a mim e eu o direi'. Se eles tentam fazê-la falar de impossibilidades, tais como voar pelos ares, correspondência com o demônio, sacrifícios de crianças ou comer carne humana, diga: 'Tive maus sonhos. Eu não era eu mesma. Eu estava enlouquecida'.

Nem todos os magistrados são maus. Se houver uma desculpa, eles podem ser piedosos. Se você confessou algo, negue-o mais tarde; diga que você balbuciou sob tortura e não sabia o que fazia ou dizia. Se você for condenada, não tema, a Irmandade é poderosa, eles podem ajudá-la a escapar se você for decidida. Se você trair de algum modo - NÃO HAVERÁ AJUDA PARA VOCÊ NESTA VIDA OU NA QUE VIRÁ. Se lealmente você caminha até a pira, AS DROGAS CHEGARÃO A VOCÊ e você se sentirá aniquilada, mas irá para a morte e para o que está além, o Êxtase da Deusa.

O mesmo com as ferramentas de trabalho. Que elas sejam como coisas comuns que qualquer um tenha em casa. Que os pentáculos sejam de cera para que possam ser derretidos ou quebrados rapidamente. Não possua espada, a não ser que seu posto permita que você tenha uma. Não possua nomes ou signos sobre nada, escreva os nomes e signos com tinta antes de os consagrar e lave-os imediatamente depois. Nunca se gabe, nunca ameace, nunca diga que quer o mal para ninguém. Se alguém falar do trabalho, diga: 'Não me fale disso, pois me assusta, traz má sorte falar disso'."

Dallan Chantal

3 comentários :

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018