Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

Saraswati - Deusa da sabedoria


Sarasvati sânscrito: सरस्वती, sarasvatī, é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e também ela é a Shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa, de Brahmā, o criador do universo.

Ele é faz parte da trindade de Shaktis: Saraswati, Lakshmi e Parvati. As três deusas que ajudam a trindade Brahma, Visnu e Shiva, criação, manuteção e destruição do Universo.

É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência, sendo representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical). Seus símbolos são um cisne e um lótus branco.

Saraswati é cultuada junto com Ganesha todos os dias quando se inicia qualquer tipo de estudo. Quando um novo ciclo, ou uma nova turma de algum estudo ela também e adorada através do seu hino para ter mais excelência no estudo o Saraswati Vandana:

<iframe width="420" height="315" src="//www.youtube.com/embed/138CwbWms8U" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

https://www.youtube.com/watch?v=138CwbWms8U 

A esta deusa era consagrado o chamado dia de Savitu-Vrta, normalmente comemorado no dia 16 de maio.

Sarasvati também é o nome de um rio extinto da Índia, do vale do rio Indo, onde se desenvolveu a civilização Sarasvati-Sindhu, por volta de 3000 a.C.. Por causa de mudanças geológicas, esse rio secou em torno de 2000 a.C.. O rio foi redescoberto por satélite no fim do século XX. A redescoberta desse rio levou a uma reinterpretação do desaparecimento da civilização que existia nessa região. Anteriormente, supunha-se que ela havia sido destruída por causa de uma suposta invasão dos arianos; atualmente, acredita-se que a mudança climática local, que transformou a região em um deserto, foi a causa do declínio dessa civilização.1

Epítetos:

Vag Vadini (deusa da eloqüência)
Vach (deusa da voz e da fala)
Brahmi (deusa esposa de Brahma)
Maha Vidya (deusa do conhecimento supremo)
Sarada (doadora da essência primal)
Vagish Vari (origem da linguagem)
Maha Sarasvati (origem primal)

Quando eu fiz meus estudos em sânscrito eu cultuava Saraswati todos os dias, e realmente era notório como a absorção da língua foi melhorada por suas vibrações emanantes que me ajudavam a entrar em um estado maior de erudição.

Espero que tenham gostado


Postar um comentário

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018