Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

Alfabeto Tebano ou Alfabeto das Bruxas


Introdução


A origem do Alfabeto Tebana é incerta. O nome do alfabeto indicaria um hipotética origem em Tebas (Grécia). Porém, a primeira vez que ele aparece em um documento impresso foi na obra 'Poligraphia' de 1518 de Johannes Trithemius, que nesta ocasião atribuiu a sua criação à Honorius de Tebas, um mago muito famoso da Idade Média ,alguns acreditam ser apenas uma personagem mística.

Seu estudante, nada mais, nada menos que Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (1486–1535), simplesmente Agrippa, atribuiu a criação do mesmo alfabeto a Pietro d'Abano (1250–1316) em sua obra muito famosa Três Livros de Filosofia Oculta.
Ele também é chamado de alfabeto Honoriano, ou runas de Honório.

Utilização


Ele é usado para transliterar e substituir os alfabetos em uso e para escrever feitiços e até criar talismãs com o objetivo de não permitir que não-iniciados possam ler o Livro das Sombras. Eu o utilizo pra fazer pantáculos planetários e para criar talismãs, aproveitando a sua egrégora já que o tebano foi e é usado por bruxos e feiticeiros do mundo inteiro com um alfabeto de poder.

Há uma correspondência biunívoca entre o Alfabeto Tebano e Latino antigo. As letras modernas J, U e W não existem, sendo substituída hoje em dia pelos caracteres Tebanos para I, V e VV. Só existem letras na forma de maiúsculas, o que confirma a origem Latina dessas cifras, como no caso de vários alfabetos descritos por Trithemius e Agrippa, cujas bases eram o alfabeto latino ou o hebraico.

Nesse caso o tebano é escrito da esquerda para a direita, no começo eu acho difícil diferenciar algumas letras, mas após uso constante se pode ler e escrever um texto de forma fluídica.

Dado ao seu uso por bruxas e magos ele é um alfabeto ideal para se criar magias, feitiços e até amuletos, simplesmente transliterando uma frase ou um feitiço para ele.

Está escrito um feitiço:
"By life, by love, by liberty, all good luck comes to me"
(Pela vida, pelo amor, pela liberdade, toda boa sorte venha até mim)


Roda de Transliteração.
*Transliterar é diferente de traduzir, é simplesmente escrever uma frase na sua língua original utilizando um outro alfabeto. No caso transliterar em um alfabeto mágico lhe confere automaticamente poder mágico já que assim se entra em contato com toda a egrégora de todas as bruxas e magos que o utilizaram.

**IMPORTANTE: Quando for transliterar algo tome o cuidado para encontrar uma tabela de transliteração que se utilize dos fonemas da sua língua natal, em geral encontramos na internet muitas tabelas de origem inglesa e os sons das letras são diferentes da que utilizamos e isso faz total diferença, principalmente se você utilizar um alfabeto de fonemas totalmente destoante do nosso como o hebraico por exemplo!!

Você pode utilizar uma roda de transliteração para ficar mais fácil passar de um alfabeto a outro!!

Historicamente muitos bruxos americanos e ingleses se utilizaram do Tebano para passar recados, deixar mensagens secretas para marcar pontos de encontro sem que ninguém soubesse. Era muito normal bruxos deixarem em bibliotecas ou até mesmo casas de chá mensagens nos vidros ou livros e assim marcarem seus Sabbats e Esbatts e se manterem no anonimato, pois somente quem pertence àquele coven ou que conhecesse esses alfabetos poderia compreender as instruções deixadas.

Consegue ler o que está escrito aqui???
Quando eu estava em Londres, meu passeio favorito era ir a bibliotecas locais, e eu me lembro uma vez que na sessão de livros esotéricos eu achei um recado em theban escrito à mão, logo sentei e tentei traduzir, foi em vão, pois mesmo que eu conhecesse o alfabeto, a mensagem era toda decodificada com nomes que só os membros daquele coven saberiam o que significava. O mais interessante é que a mensagem era atual, pois o papel era novo, e parecia recentemente escrito, e isso fez com que minha imaginação e curiosidade ficassem ativas por um bom tempo.

Essa curiosidade foi resolvida quando em um desses dias eu vi uma mulher mais velha do que eu, uns 20 anos deixar mais um de seus bilhetinhos, e assim fui falar com ela. No primeiro momento ela negou tudo, e disse que tinha deixado cair o bilhete e apenas tinha reposto ali, mas como eu acompanhei toda cena, não me dei por vencido. Ela só ficou tranquila quando eu recitei em inglês a invocação do guardião do leste para ela!! E disse que eu praticava magia desde os meus 6 anos de idade!! Há bons momentos foram os que se passaram logo depois disso!!! (não posso contar tudo que rolou, mas digamos que foi mágico! auhauhau).

Hoje em dia já vi pessoas utilizarem o Tebano para fazer runas, e as utilizarem como oráculos. Sobre isso tenho a dizer que qualquer alfabeto por ser utilizado pra fazer isso, já que em geral as letras de um alfabeto mágico carregam em si um poder e um significado. Precisamos aprender a sair da matrix mágica que existe por aí se se prender em uma única forma de fazer algo.

Bom espero que vocês tenham gostado do artigo e da melhoria que fiz nele a partir da page no facebook!!

Bju

The Source




14 comentários :

  1. mas como faço para pronuncia-lo? des de já agradeço blessed be

    ResponderExcluir
  2. mas como faço para pronuncia-lo? des de já agradeço blessed be

    ResponderExcluir
  3. Olá, não sou feiticeira (cristã aqui), e gostaria de saber se é ofensivo caso eu utilize o Tebano para escrever "Grimório". Acontece que pretendo preparar um livro em branco, mas com aspecto antiga para uma amiga que decidiu ser wicca há alguns anos, mas teve que manter em segredo, pois a mãe desaprovaria; sei que há pouco ela decidiu que aceitaria seu dom e seguiria com estudos sobre bruxaria, mas queria um caderno bom para iniciado seu próprio Grimório; como eu sou artista e imagino que o primeiro Grimório deva ser algo importante, decidi criar um livro com um aspecto "magico" e antigo, pois, apesar de meio esteriotipado, é um meio dela se sentir mais feliz nesse começo. Enfim, se eu usasse o alfabeto tebano apenas para pôr "Grimório pertencente à Morgana" seria ofensivo a vocês que segue isso, ou atrairia algo ruim? Apesar de ter uma crença diferente, creio que Deus deixou rastros de poder para os homens que se expoem pela magia,então não quero mexer com nada que não possa controlar. Por favor, respond ao comentário. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se alguém já respondeu, mas eu acredito que você pode usar sim o alfabeto sem problemas, pois o que você quer fazer não é ofensivo e não oferece risco algum.

      Excluir
  4. ola eu gostaria de saber a pronuncia do alfabeto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele não tem pronúncia, são apenas letras.. não é que nem o hebraico ou outro alfabeto com letras diferentes. ele é usado como forma de transliterar outros alfabeto para que se tornem um código que seja dificil de traduzir para aqueles que não tenham costume de usá-lo

      Excluir
  5. Eu estou completamente fascinada com o alfabeto Theban e gostaria muito de aprender a pronúncia eu já estou praticando a escrita e realmente estou amando todas essas descobertas sobre o assunto se poder me ajudar com isso me mande notícias por favor desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o alfabeto não tem pronúncia.. os simbolos representam os fonemas e as letras como está na tabela.. ele é usado pra transliterar algo. por exemplo se vc escrever uma frase em português usando o alfabeto tebano, vc continuará a pronunciar como português

      Excluir
  6. ele pode substituir qualquer alfabeto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o alfabeto tebano é usado para transliterar algo, de um alfabeto para outro.. é só ter o som e fazer a transliteração

      Excluir
  7. Escevi meu nome pra ver como ficava, tem problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhum problema só observe a maneira correta de transliterar

      Excluir
  8. Quero tatuar meu nome como ficaria Michele ,teria q escrever de trás pra frente? Ou começo c a letra m mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da esquerda pra direita.. o alfabeto tebano é usado como o nosso

      Excluir

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018