Lenda:
Muito conhecida entre os herbalistas, o vinagre dos quatro ladrões é uma receita que existe há séculos. Diz a lenda que na Idade Média, quatro ladrões foram capturados, roubando daqueles que haviam morrido pelas mãos da Peste Negra. Em troca de sua liberdade, eles ofereceram às autoridades a receita que utilizavam para que a doença não lhes acometesse. Eles esfregavam esta mistura de vinagre com ervas no corpo, e por suas propriedades bactericidas poderiam desenterrar os túmulos sem medo de serem contaminados.
Como Produzir:
Existem diversas variações de receitas para confeccioná-la, mas todas são bem simples.Uma parte de alho, uma parte de alecrim, uma parte de sálvia, uma parte de alfazema, uma parte de arruda, uma parte de hortelã, uma parte de cravo da índia e uma parte de absinto. Pique todas as ervas, coloque-as dentro de um frasco e coloque vinagre de maçã, enchendo até um dedo ou dois acima do nível das ervas. Deixe macerar por algumas semanas, agitando o frasco todos os dias. Deve ser utilizada apenas para uso externo, visto que algumas ervas podem não ser comestíveis.
Como Utilizar:
Além de suas propriedades medicinais, o vinagre dos quatro ladrões também é um ingrediente crucial em vários feitiços de banimento, proteção, purificação e cura. Já que acreditava-se que a doença era causada (senão por Deus) por bruxas e pelo Diabo, esta mistura foi criada especialmente para afastar toda a sorte de malefícios.
Para proteger a casa, misture-a com a água para lavar o chão, ou misture junto ao sal negro para salpicar na soleira da porta para afastar pessoas indesejadas; dilua o vinagre em água para banhos ou esfregue algumas gotas deste vinagre diretamente nos braços, pernas, pescoço e rostos para limpar a aura e proteger-se contra mau olhado e outros feitiços. Pode ser utilizada para ungir velas e direcionar a energia para expulsar uma doença de alguém.
Postar um comentário