Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

Assa fétida (Ferula foetida)

Assa fétida (Ferula foetida)




Regência

Planeta
Signo
Elemento
Marte
Áries
Fogo
Divindade e Seres mágicos
Príapo, Cernunnos, Pan, demônios da Goetia
Função
Invocações, banimentos, proteção

Dados Botânicos


Quantidade de luz
Sol pleno
Rega
Regular
Tipo de Terra
Fértil, bem drenada
Plantio
Semeadura
Doenças comuns
Resistente a pragas e doenças, contanto que não seja regada demasiadamente

Conhecida por seu odor desagradável, a assa fétida é uma resina (atendendo também o nome de Hing) extraída das raízes da planta Ferula foetida, uma herbácea que atinge até 2m, desenvolve rizomas carnosos, talos que atingem até 10 cm, olhas grandes penapartidas, floração verde amarelada e frutos ovalados, chatos marrom-avermelhados. Aprecia solo fértil e bastante sol.

Propriedades Medicinais

Contém propriedades adstringentes, digestiva, antiespasmódica, hipotensora, anticoagulante, antiepilética,  carminativa, emenagoga e expectorante. Pode ser utilizada para problemas respiratórios como asma e bronquite, cólicas intestinais provocadas por gases, irritações do cólon e diabetes, estimulando a ação do pâncreas. Supõe-se que também tenha ação abortiva e anticoncepcional, com ação oxidativa na hemoglobina fetal, embora não exerça tal efeito na hemoglobina adulta. Supostamente também serviria de antídoto para o ópio. Entre seus constituintes químicos encontram-se o ácido ferúlico, arabinose e o ácido glicurônico.

Histórico

Nativa do Afeganistão e do Irã, é vastamente conhecida por toda o Oriente, sendo um condimento muito utilizado desde antigamente na culinária indiana, junto à cúrcuma. Também apresenta usos na Ayurveda, que a recomenda para equilibrar os biotipos Vatae o Kapha. No entanto, é uma droga difícil de se encontrar pura, visto que é muito adulterada no mercado, comumente misturada a assa fétida de menor qualidade, e às vezes areia ou argila vermelha para aumentar seu peso.

Seu nome Asa vem do persa, que significa resina, e foetida, do latim, que significa fétido, mal cheiroso. Seu aroma pungente concede-lhe nomes desagradáveis como uma versão do francês, merde du Diable, "merda do Diabo".

Uso mágico

Em trabalho ritualístico, é conhecida por sua ação em manifestações de entidades, sendo um forte agente de invocação e banimento (visto que a planta contém componentes ricos em enxofre). Pode ser utilizada para proteção e para prevenir doenças na forma de amuletos, para exorcismos (expulsando demônios e espíritos) e contato com deuses (em especial os fálicos como Príapo, Pan, Cernunnos).

Um comentário :

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018