De acordo com a tradição oral das Bruxas, nós somos os sacerdotes e sacerdotisas de uma religião rural e pagã. Membros deste secto secreto encontram-se a noite sob a luz da lua, estes eram os "desajustados" e "marginais" que não se enquadravam na sociedade da época. Pouca coisa mudou com o passar dos séculos e a comunidade Bruxa, continua abraçando e adotando aqueles indivíduos que não se enquadram os que frequentemente são rejeitado pelos dogmas sociais. Incluem-se na lista os gays, lésbicas, transgêneros e outras pessoas com coragem para viver suas vidas autênticamente de acordo com o que eles são por dentro, seja em seus corações, mentes ou espíritos.
RAVEN GRIMASSI, Witchcraft: A Mystery Tradition
Cimaruta - Tradicional Símbolo da Stregoneria |
Mesmo nas Tradicionais famílias Stregonesci, não há um consenso sobre como a Stregoneria surgiu, alguns seguem o modelo dos três pilares (Janárrico, Fanárrico e Tanárrico) descrito primeiramente por Charles Godfrey Leland, outras famílias dizem que suas crenças provém da Religio Romana, que sobreviveu ao Cristianismo. Não se sabe ao certo do Como, no entanto, o mito familiar é o que acaba sendo vigente na hora de explicar em que época as crenças passaram a ser como são hoje.
Temos, porém, um ponto comum de partida, que seria a própria Idade Média, com sua histeria coletiva e perseguições às bruxas. Um Stregone ou Strega, nunca se diz praticante da Arte, até por que o medo das reprimendas levaram a maioria das famílias a esconderem (diga-se de passagem em plena vista) as práticas esotéricas e iniciáticas.
A Stregoneria surgiu, como um ponto de ligação entre o profano e o sagrado, uma religião, com bases sólidas e ensinamentos profundos, tal qual as raízes de uma árvore. Por sinal, a árvore é um símbolo que representaria bem a Stregoneria, mas deixemos de lado por enquanto. O importante é saber diferenciar o que seria Stregoneria e Stregheria.
Podemos dizer que a Stregoneria é um sistema próprio, até certo ponto de práticas populares, com caráter iniciático esotérico, onde o intuito é promover dentro dos parâmetros de cada família, o despertar da divindade humana. Ok! Mas e a tal de Stregheria? Raven Grimassi, popularizou essa alcunha, ao publicar seus livros nas décadas de 80/90, fazendo com que o sistema da Wicca, se adaptasse a maneirismos italianos e apesar das duas palavras terem o mesmo sentido, não representam a mesma essência.
O Vôo de uma Bruxa ao Sabá |
Basicamente o que diferencia a Wicca da Stregoneria, é o formato que é transmitido aos seus membros, nem sempre há a necessidade de um 'casal' divino, tão pouco de uma prática voltada a uma deusa com milhares de nomes... O que ocorre na Stregoneria é que cada deidade é única, viva e bastante ciente dos seus filhos e seguidores.
Também algumas crenças da Wicca não se aplicam à Stregoneria, como por exemplo a Lei Tríplice e a Rede Wiccan... As práticas ritualísticas também se diferenciam bastante, pois em algumas tradições Stregonesci, se valoriza a prática da Feitiçaria Sabática (o vôo da bruxa ou bruxo até o Sabá para dançar com deuses esquecidos, espíritos e demônios)... A utilização de entorpecentes/ enteógenos (como a jurema sagrada no Brasil) e até mesmo a prática de feitiçaria negativa (maldições, pragas, amarrações de divindades...) que são consideradas tabus dentro da Wicca.
A maioria das Famílias Stregonesci, praticam a arte da Bruxaria, ou ainda a magia natural, onde banhos de ervas, defumações, pedras e o contato com a natureza, são o foco. Mas isso é apenas o cerne, eu já vi e conheci famílias que se utilizavam da Necromancia, através da magia Enochiana, só pra ter um exemplo. Qualquer conhecimento que fuja do 'segredo da família' é então adicionado aos cânones primários, processado e entregue as gerações vindouras como parte dos segredos mágicos da família.
Em famílias Stregonesci a pratica de magia é um habito que é incorporado no dia a dia fmilia |
O que eu posso afirmar com toda a certeza é: Nunca brinque com um/uma Stregone/Strega. São capazes de tomar a forma de animais, de lançar maldições apenas com os olhos, e de envenenar sem deixar rastros. Mas todo Stregone, negará até a hora da morte a prática de tais “Absurdos”...
Osculum Infame |
Bem galera, é isso... Espero ter tirado um pouco das dúvidas, e feito nascer outras, com o tempo, eu pretendo ir postando mais sobre o assunto, mais especificamente sobre o Ofício da Bruxa e sobre como isso influencia na vivência do dia-a-dia.
Gostei muito realmente, adorei esse texto, tava querendo saber mesmo sobre esse caminho da bruxaria, fiquei mais curioso ainda :D
ResponderExcluir