Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

Kali- A negra


Kālī (/ˈkɑːli/; Sanskrito: काली, IPA: [kɑːliː]),Deusa da morte e da sexualidade.

Uma das manifestações de Parvati. Em um do seus mitos Kali diz-seu que ela nasce da pele de Durga quando essa volta a se tornar Parvati. Durga é o estado irado de Parvati e por isso Kali seria a condensação dessa forma. Hoje em dia é uma das divindades mais cultuadas na Índia. È considerada a própria natureza e sua manifestação de força e poder. Originalmente era a Deusa dos marginalizados, tanto é que seu culto é feito nas margens da cidade, em geral nos muros que a rodeiam.

Nas últimas décadas se tornou popular e ganhou força dentro da cidade, hoje em dia não se vê uma casa que não tenha uma estátua a Kali e a Ganesha.

É também considerada, por muitas pessoas, a essência de tudo o que é realidade e a fonte da existência do ser. Nos Vedas ela é descrita como outra face de Shiva, contrariando a sua origem de Parvati (esposa de Shiva).

Aprecia sacrifícios sangrentos e é representada manchada de sangue, com cobras e um colar de crânios de seus filhos. A origem deste culto sangrento provém da lenda de sua primeira aparição.

A lenda conta que, numa luta entre Durga e o demônio Raktabija, este aterrorizou Durga com um diabólico feitiço: cada gota de seu sangue se transformava em um demônio. Durga e Shiva, ao tentar matar os vários demônios que surgiam de cada gota de sangue, cortavam a cabeça (e, daí, nasciam mais e mais demônios). Já em meio ao desespero, Durga perde sua pele e daí surge Kali, que cortava as cabeças e lambia o sangue (daí, a representação tradicional sua com o colar de cabeças, a adaga e a língua de fora). Assim, dizimou os demônios de Raktabija.

Kali é uma deusa Irada e por isso muitos ainda a temem, mas Kali não é uma deusa do mal, pois, na verdade, o seu papel de ceifadora de vidas é absolutamente indispensável para a manutenção do mundo. Seus devotos são, supostamente, recompensados com poderes paranormais e com uma morte sem sofrimentos.

Uma coisa muito peculiar em Kali é que ela é a única divindade Feminina que possui poder sobre Shiva, pois em geral as outras Shakti (deusas e esposas de Shiva) são convocadas para acalmar Shiva e evitar a destruição de tudo que existe. No caso de Kali é ela que precisa ser acalmada. E Shiva, para isso, se coloca deitado a sua disposição pois conhece o seu potencial destruidor. Por isso muitos dizem que Kali é uma deusa que reforça o poder feminino. e até muitos a comparam a Lilith, a primeira feminista na mitologia.

A figura da deusa tem quatro braços, pele azul, os olhos ferozmente arregalados, os cabelos revoltos, a língua pendente, os lábios tintos de hena e bétele. No pescoço, traz um colar de cabeças humanas (símbolo da reencarnação),4 e, nos flancos, uma faixa de mãos decepadas. É representada na maioria das vezes em pé sobre o corpo caído do esposo Shiva.

Apesar da aparência de malvada, Kali mostra o lado escuro da mulher ou do transgênero e a verdadeira força feminina. Kali é venerada na Índia como uma mãe pelos seus devotos e devotas, que esperam, dela, uma morte sem dor ou aflição e a libertação do ciclo de reencarnações. Acredita-se que assombre locais de cremação.

Culto e mantra:

Kali é conhecida como Kālarātri que significa Noite escura, ou noite mais escura. E por isso deve ser cultuada na Lua negra, onde a lua não reflete o sol, mostrando o seu potencial feminino completo. Kali deve ser cultuada nas periferias, nos limites de um bairro ou cidade pois lá é seu lugar de poder, geralmente suas oferendas exigem sangue e sacrifício.

Kali se manifesta em diversas formas. a mais violenta seria Maha Kali (Grande Kali) e a mais gentil seria Bhadra Kali (Kali Gentil).
Kali é cultuada como um das 10 formas de Mahavidya de Adi Parashakti (Deusa Durga)

Ela deve ser invocada usando o seguinte mantra chamado de Devi Argala Stotram:

Sanskrito:
]सर्वमङ्गलमाङ्गल्ये शिवे सर्वार्थसाधिके । शरण्ये त्र्यम्बके गौरि नारायणि नमोऽस्तु ते ॥
ॐ जयंती मंगल काली भद्रकाली कपालिनी । दुर्गा क्षमा शिवा धात्री स्वाहा स्वधा नमोऽस्तु‍ते ॥

romano: Sarvamaṅgalamāṅgalyē śivē sarvārthasādhikē . śaraṇyē tryambakē gauri nārāyaṇi namō'stu tē.

Oṃ jayantī mangala kālī bhadrakālī kapālinī . durgā kṣamā śivā dhātrī svāhā svadhā namō'stu‍tē

Como Kali é uma deusa que se pode falar muito, eu farei um artigo mais completo dela no blog e depois eu posto por aqui!!

Espero que tenham gostado!!

#TheSource

Mahou Tatsu Ryu

Postar um comentário

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018