Top Menu

HOME
O MAGO NUNCA SE ATRASA

O que é Mahou?


Por The Source

Definir o que é magia é algo muito difícil, pois podemos dizer que é uma arte, e há quem defenda que é uma ciência. Ela permeia no reino da fé, pois algumas tradições são consideradas religiões como a Wicca e o paganismo em geral. Porém de uma forma geral dizemos que a magia é um conjunto de artes, estudos, rituais que permitem ao magista modificar o próprio fluxo da vida, e produzir todos os tipos de efeitos possíveis, já que o limite desses efeitos é a própria capacidade de visualização e imaginação do mago.
Mahou é como a magia é conhecida no Japão. Ela é praticada por inúmeras vertentes e as suas chaves são guardadas por clãs. Muitos desses clãs são famílias antigas de tradições marciais como o Ninjutsu, e combinam a prática marcial com a prática iniciática, gerando guerreiros altamente especializados. Além dos artistas marciais temos a magia praticada por Monges e Sacerdotes, cada um seguindo uma linha diferente. Em geral o Mahou é definido em duas vertentes:

  • Jahou
  • Kobudera
São dois caminhos da mesma moeda.Jahou é a vertente yin que consiste em um sistema de magias de ataque e maldições(quando dizemos maldições, são encantamentos feitos para uma pessoa em específico, não necessariamente algo ruim. Existe o Jahou de cura, por exemplo), e feitiços com o intuito de equilibrar uma luta, um combate ou uma guerra. Kobudera seria a vertente Yang cujo o objetivo seria o desenvolvimento do praticante para que o mesmo possa descobrir o seu Tao ( : Caminho) e manifestar os Siddhis (dons espirituais), onde a Iluminação seria apenas um estágio inicial de sua caminhada. No Kobudera existem muitas magias de proteção, kekkais, curas espirituais e exorcismos. Existe ainda uma parte neutra que engloba todo conhecimento mágico.


Cada clã segue uma forma de aprendizado e foco do Mahou, e para sua prática escolhe uma tradição. As tradições mais conhecidas no Japão são o Mikkyo (budismo esotérico) , que se divide em Shingon e Shugendo e o Onmyodo(caminho do Yin e do Yang). Ambas são influenciadas pelo Shindo (conhecido aqui como Xintoísmo), e por isso incorpora toda a sua mítica e o seu panteão.

Em um artigo futuro eu pretendo destrinchar as práticas, rituais de iniciação, linhagens e outras tradições do Mahou. Por equanto vale ressaltar algumas práticas e tipos de magia, São elas:
  • Sanmitsu: Três segredos, formam o tripé, a base da magia Japonesa. Pensamento, fala e ação,cada um deles é executado por uma forma de concentração de energia e a junção dá o movimento necessário para a execução do Ato Mágico. Cada magia, cada feitiço vai cumprir essa fórmula trina básica.
  • Mitsu In: Técnicas de selamento, ou selos Secretos, são os gesto a ação. Aqui os selos e sigilos são executados através de um Mudra. O mudra tem a função de mudar a vibração do magista, fazendo com que ele se harmonize e entre em ressonância com a força, entidade invocada. O mais interessante é que um mudra pode ser usado pra invocar ou evocar diferentes formas de seres mágicos. Nos dando a idéia que existe uma simetria e uma essência igual em diferentes planos.
  • Mantra: Técnicas de invocação, rezas, ou palavras que alteram a vibração do ambiente como também do mago, podem ser ditas em alto tom ou de forma mais internalizada. A idéia é que cada mantra possui uma onda, uma vibração e uma frequência, serve pra sintonizar com as forças que se quer trabalhar. Ás vezes é usada na forma de um encantamento ou cântico.
  • Mandara: originalmente a palavra vem do sânscrito, mandala, significa Roda. representa a parte escrita da magia, mas ao mesmo tempo o pensamento, a intenção. Dizemos que cada círculo mágico representa em si uma intenção mágica. Mas vai muito além disso. qualquer símbolo, runa.. bija, círculo é considerado uma mandala já que o mesmo representa toda uma intenção em si.

Em geral cada magia vai usar formas diferentes de Sanmitsu e isso a torna muito eclética mas ao mesmo tempo mais simples de ser usada do que a magia ocidental. Outros termos são importantes:
  • Ofuda: amuleto ou talismã feito no papel de arroz usando o Fude(pincel mágico) e tinta nanquim consagrada com o sangue do magista. As ofudas podem ser criados usando o alfabeto japonês, símbolos mágicos, mandalas, selos pessoais, mantras escritos. enfim e como existem milhares de kanji existem milhares de ofudas, e cada uma serve pra uma coisa específica. No tripé seria a representação da mandala.
  • Kotodama: encantamento, ou fetiche. poemas ou cânticos usados pra ativar uma magia, principalmente as ofudas e Omamori, no tripé seria o mantra.
  • Kekkai: técnicas de barreiras mágicas, escudos de proteção e técnicas de prevenção. são usados Kunais e athames pra executar uma barreira, mas podem ser usados ofudas também. Muito eficientes contra ataques de outros magistas e contra qualquer tipo de influência maléfica ou tentativa de intervenção.
  • Maboroshi: técnicas de Ilusão, são formas avançadas de glamour e magias de invisibilidade, uma mescla de domínio mental com rituais de controle. Muito usados pra confundir guerreiros e até mesmo exércitos.
Conhecer os seres mágicos também se faz importante:

  • Kami: deuses, divindades, em geral seres que protegem a natureza, no Japão a maior parte dos Kami tem formas de animais, ou seres míticos como os dragões. os deuses de forma humana são chamados de Shin ou Jin, por ter uma manifestação diferenciada e se ligarem a qualidades humanas, por exemplo os setes deuses da sorte: Shichifukujin.
  • Devas: Descendentes dos Deuses: seres muito acima dos Kami e dos Jin, são origem de tudo que existe física ou espiritualmente. Dentre eles se encontram os 4Guardiões da Magia.
  • Youkai: são os demônios elementais, ou elementais negativos, não são necessariamente ruins, mas são seres feitos de energia Yin e como os kamis e os jin estão ligados à natureza, muitas vezes a defendendo.
  • Oni: São os demônios de fato, mais humanizados e conectados aos sentimentos negativos dos seres humanos.
  • Buddhi: são seres Iluminados que ajudam os humanos principalmente os magos a evoluírem e a manifestar os Siddhis(dons espirituais).
Existem muito mais termos do Mahou, mas esses ficam pra um artigo futuro, espero que tenham ficado um pouquinho mais perto do Japão!!

Sayounara!!

The Source

"A verdadeira magia está dentro, mas como o que está dentro é o mesmo do que está fora, ao contemplarmos a natureza e o poder ao nosso redor, contemplamos a nós mesmos e nos encontramos."

Um comentário :

Copyright © Mahou Grimoire. Designed by OddThemes & SEO Wordpress Themes 2018