Cristais são grandes ferramentas na magia pois possuem a propriedade de emitir, absorver e canalizar energia, possuindo vibrações que podem ser utilizadas de acordo com diversos intentos; para a cura, proteção, e um dos mais famosos, a adivinhação (o famoso "olhar na bola de cristal"). Eles podem auxiliar a alinhar as energias corporais e espirituais para que funcionem em harmonia, promovendo cura e bem-estar. Podem dissolver ou desviar qualquer energia negativa e nociva direcionada a você, como é o caso do sal de cozinha. Podem alinhar sua capacidade psíquica facilitando acesso a algumas informações úteis.
Claro, não vamos começar usando um cristal qualquer para qualquer tipo de objetivo, certo? Precisamos conhecê-los antes, saber suas propriedades, ao que são associados, e claro, como limpar e energizar os cristais. Limpeza de cristais costuma ser bastante fácil, e existem diversos meios de fazê-la.
Claro, não vamos começar usando um cristal qualquer para qualquer tipo de objetivo, certo? Precisamos conhecê-los antes, saber suas propriedades, ao que são associados, e claro, como limpar e energizar os cristais. Limpeza de cristais costuma ser bastante fácil, e existem diversos meios de fazê-la.
Limpeza
Só não exagera no incenso, amiga |
A mais tradicional é a limpeza pela água, limpando-a fisicamente em água corrente e deixando-a escorrer lá. Pode-se utilizar água da bica se for a única alternativa, mas claro que, se possível, uma nascente ou um riacho limpo seriam bem melhores, assim como expô-la à chuva (sempre vinda de um lugar não poluído).
Água com sal também é uma boa opção, porém alguns tipos de cristais podem perder seu brilho depois de reagir com essa solução, fora o fato que alguns cristais apresentam uma toxidez a ser considerada.
Incensos podem ser utilizados para retirar os vestígios de energias negativas deixando a sua fumaça cair sobre o cristal. Por fim temos a limpeza manual, na qual o cristal é segurado nas mãos e em seguida recebe um sopro, enquanto visualiza-se uma energia positiva, uma luz branca por exemplo, varrendo o cristal de todas as impurezas.
Energização
Depois de tirar as energias antigas de dentro dele temos de preenchê-lo com uma nova, certo? Podemos fazer uso de fontes naturais de energia, como deixá-lo exposto à luz do sol, à luz da lua, a uma tempestade, enterrá-lo para absorver a energia da terra ou ainda fazê-lo manualmente, colocando a sua energia pessoal, programando-o de certa forma. Segure o cristal nas mãos e visualize o mais claramente possível o seu objetivo. Deixe sua energia fluir de você e infundir a pedra até que você se sinta satisfeito.
Tipos de cristais
Para iniciar o trabalho com a magia dos cristais, o ideal é ter em mãos um quartzo transparente. Cristais de quartzo também são de interesse científico por sua capacidade de conduzir energia eletromagnética, vibrando (quando lapidado e submetido a pressão e corrente elétrica adequadas) de forma que pode ser utilizado tecnologicamente para o funcionamento dos Relógios de Quartzo. Maaaas, deixando a parte Discovery Channel de lado, na magia ele é um dos mais simples cristais para usar. Atua bem para harmonia, paz, amplificação de energia e cura.
Identificar o tipo de cristal é uma tarefa ardilosa, mesmo para alguém experiente. Para auxiliar as suas classificações, também podemos fazer associações com a natureza de suas energias:
O Rubi, um cristal emissor
Cristais Emissores
São aqueles que vibram com energia Yang, são elétricos, brilhantes, ativos e auxiliam a quebrar a inércia, auxiliam o portador a ser mais extrovertido, reforçam a coragem e a mente consciente, combatem doenças, promovem o sucesso e o sexo, afastam energias negativas e podem ser utilizadas para introduzir um certo tipo de energia em uma pessoa ou objeto, como utilizar um olho-de-tigre para induzir a coragem. No entanto, o excesso dessa energia ativa (que já existe dentro de nós) pode induzir à agressividade, à irritabilidade e a violência, trazendo por consequência problemas de saúde como pressão alta e úlceras. Essas pedras normalmente são densas e pesadas, com cores brilhantes e vivas como o vermelho, o laranja, o dourado e o amarelo. São associadas a energias elementais masculinas como a do Fogo e do Ar, ou aos planetas masculinos como Marte, Mercúrio e o Sol.
Cristais Receptores
Pedra-da-Lua, um cristal receptor
São cristais de energia Yin, são mais magnéticas e funcionam como calmantes, reconfortantes e indutoras da paz. Têm uma natureza mais introvertida, e são excelentes para questões que envolvam a espiritualidade, aumentando a sensitividade e a sabedoria. Atuam como complementares para a energia dos cristais ativos e auxiliam em meditações, além de promoverem a cura, o amor e a amizade, atraindo sorte e dinheiro. Reforçam a ligação com a Terra e a ligação entre o consciente e o inconsciente, e se apresentam em diversas cores como o verde, o azul, o violeta, o branco e o negro, podendo também ser translúcidas. São associadas a energias elementais femininas como a Água e a Terra, ou energias planetárias mais femininas como a Lua e Vênus, ou energias que são mais introspectivas como Netuno e Saturno. Também podem ser associadas a Júpiter.
Cores dos Cristais
As cores dos cristais também apresentam diferentes associações. Os cristais vermelhos, da cor do sangue e do fogo, eram utilizados para estancar sangramentos e proteger contra o fogo. São associados portanto às energias agressivas deste elemento e de Marte e concedem energia física e poder. Os cristais alaranjados tem características semelhantes, porém mais sutis, e são associadas ao Sol. Suas energias dizem respeito aos rituais de proteção e ao poder pessoal, auxiliando aqueles com pouca auto estima.
Cristais rosas são associados aos laços afetivos, associadas a Vênus, induzem e reforçam o amor (tanto ao próximo quanto o amor próprio) e a amizade, promovendo a felicidade, a calma, a alegria e o riso. Os cristais verdes também são associados a Vênus e à Terra, e são indicados para promover a fertilidade, a cura, a prosperidade e a sorte. Podem ser enterradas nos jardins para estimular o crescimento das plantas.
Para estimular a mente, use os cristais amarelos, que são associados ao Ar e a Mercúrio. Estimulam a comunicação, desenvolvendo a eloquência. São utilizadas em rituais para viagens, e auxiliam a percepção mental e a visualização. Cristais azuis acalmam as emoções, tem ação purificadora, e também promovem a cura e o sono. São associados ao elemento Água.
Os cristais violetas induzem a espiritualidade e estimulam o subconsciente, além de serem associadas ao misticismo. São regidas por Júpiter e Netuno e também atuam como forças curativas na região da cabeça. Cristais negros são regidas por Saturno e têm influência protetora, absorvem energias negativas e estimulam a resistência e o auto controle, além de serem úteis para encantamentos de invisibilidade. Por fim os cristais brancos são associados à Lua, e promovem o sono, a sensitividade, protegem durante a noite e por terem a cor que é a mistura de todas as outras cores, algumas podem ser utilizadas para substituir outras pedras em suas respectivas funções.
Formas dos cristais.
(por The Source)
Os cristais possuem formas variadas, elas indicam o tipo de trabalho que pode ser feito com o mesmo. Para explanar de forma mais completa sobre o tema, será necessário um futuro artigo com imagens e detalhamento de cada forma, para ajudar na sua identificação. Por enquanto vou deixar aqui as formas mais vistas e mais fáceis de se identificar. - Pedra em estado bruto - reserva a forma original e mantém muito da sua energia original também
- Gema- uma única pedra sem forma definida que em geral é lapidada até adquirir uma forma arredondada sendo mais fácil de ser usada em joalheria e objetos mágicos. São muito versáteis e são usados pra criar mandalas e desenhos para realizar um trabalho mágico.
- Geradores: possuem uma base e uma terminação em forma piramidal
- Bideterminados - Não possuem base tem duas pontas terminais.
- Drusas ou aglomerados: são formações de vários cristais de determinação única que possuem a mesma base
- Tabulares: são raros, tem dois lados largos e o cristal é achatado forma literalmente uma espécie de tábuas.
- Bastões: existem de várias formas e tamanhos, são muito bons pra concentrar energia, e fazer trabalhos de cura.
Modos de usar os Cristais
Identificar o tipo de cristal é uma tarefa ardilosa, mesmo para alguém experiente. Para auxiliar as suas classificações, também podemos fazer associações com a natureza de suas energias:
O Rubi, um cristal emissor |
Cristais Emissores
São aqueles que vibram com energia Yang, são elétricos, brilhantes, ativos e auxiliam a quebrar a inércia, auxiliam o portador a ser mais extrovertido, reforçam a coragem e a mente consciente, combatem doenças, promovem o sucesso e o sexo, afastam energias negativas e podem ser utilizadas para introduzir um certo tipo de energia em uma pessoa ou objeto, como utilizar um olho-de-tigre para induzir a coragem. No entanto, o excesso dessa energia ativa (que já existe dentro de nós) pode induzir à agressividade, à irritabilidade e a violência, trazendo por consequência problemas de saúde como pressão alta e úlceras. Essas pedras normalmente são densas e pesadas, com cores brilhantes e vivas como o vermelho, o laranja, o dourado e o amarelo. São associadas a energias elementais masculinas como a do Fogo e do Ar, ou aos planetas masculinos como Marte, Mercúrio e o Sol.Cristais Receptores
Pedra-da-Lua, um cristal receptor |
São cristais de energia Yin, são mais magnéticas e funcionam como calmantes, reconfortantes e indutoras da paz. Têm uma natureza mais introvertida, e são excelentes para questões que envolvam a espiritualidade, aumentando a sensitividade e a sabedoria. Atuam como complementares para a energia dos cristais ativos e auxiliam em meditações, além de promoverem a cura, o amor e a amizade, atraindo sorte e dinheiro. Reforçam a ligação com a Terra e a ligação entre o consciente e o inconsciente, e se apresentam em diversas cores como o verde, o azul, o violeta, o branco e o negro, podendo também ser translúcidas. São associadas a energias elementais femininas como a Água e a Terra, ou energias planetárias mais femininas como a Lua e Vênus, ou energias que são mais introspectivas como Netuno e Saturno. Também podem ser associadas a Júpiter.
Cores dos Cristais
As cores dos cristais também apresentam diferentes associações. Os cristais vermelhos, da cor do sangue e do fogo, eram utilizados para estancar sangramentos e proteger contra o fogo. São associados portanto às energias agressivas deste elemento e de Marte e concedem energia física e poder. Os cristais alaranjados tem características semelhantes, porém mais sutis, e são associadas ao Sol. Suas energias dizem respeito aos rituais de proteção e ao poder pessoal, auxiliando aqueles com pouca auto estima.
Cristais rosas são associados aos laços afetivos, associadas a Vênus, induzem e reforçam o amor (tanto ao próximo quanto o amor próprio) e a amizade, promovendo a felicidade, a calma, a alegria e o riso. Os cristais verdes também são associados a Vênus e à Terra, e são indicados para promover a fertilidade, a cura, a prosperidade e a sorte. Podem ser enterradas nos jardins para estimular o crescimento das plantas.
Para estimular a mente, use os cristais amarelos, que são associados ao Ar e a Mercúrio. Estimulam a comunicação, desenvolvendo a eloquência. São utilizadas em rituais para viagens, e auxiliam a percepção mental e a visualização. Cristais azuis acalmam as emoções, tem ação purificadora, e também promovem a cura e o sono. São associados ao elemento Água.
Os cristais violetas induzem a espiritualidade e estimulam o subconsciente, além de serem associadas ao misticismo. São regidas por Júpiter e Netuno e também atuam como forças curativas na região da cabeça. Cristais negros são regidas por Saturno e têm influência protetora, absorvem energias negativas e estimulam a resistência e o auto controle, além de serem úteis para encantamentos de invisibilidade. Por fim os cristais brancos são associados à Lua, e promovem o sono, a sensitividade, protegem durante a noite e por terem a cor que é a mistura de todas as outras cores, algumas podem ser utilizadas para substituir outras pedras em suas respectivas funções.
Formas dos cristais.
(por The Source)
Os cristais possuem formas variadas, elas indicam o tipo de trabalho que pode ser feito com o mesmo. Para explanar de forma mais completa sobre o tema, será necessário um futuro artigo com imagens e detalhamento de cada forma, para ajudar na sua identificação. Por enquanto vou deixar aqui as formas mais vistas e mais fáceis de se identificar.
- Pedra em estado bruto - reserva a forma original e mantém muito da sua energia original também
- Gema- uma única pedra sem forma definida que em geral é lapidada até adquirir uma forma arredondada sendo mais fácil de ser usada em joalheria e objetos mágicos. São muito versáteis e são usados pra criar mandalas e desenhos para realizar um trabalho mágico.
- Geradores: possuem uma base e uma terminação em forma piramidal
- Bideterminados - Não possuem base tem duas pontas terminais.
- Drusas ou aglomerados: são formações de vários cristais de determinação única que possuem a mesma base
- Tabulares: são raros, tem dois lados largos e o cristal é achatado forma literalmente uma espécie de tábuas.
- Bastões: existem de várias formas e tamanhos, são muito bons pra concentrar energia, e fazer trabalhos de cura.
Modos de usar os Cristais
Usar algumas ervas para intensificar
a energia do cristal também é uma boa
Depois de limpo e energizado, o cristal pode ser utilizado para equilibrar ambientes, pendurando-o ou deixando-o em cima de uma mesa. Plantas e animais podem desfrutar dessa energia também, cercando ou enterrando o cristal próximo a ela, ou pendurando-os nos pescoços do seu bichinho de estimação. Pode-se usar o quartzo rosa se ele andar muito nervoso e agressivo, por exemplo.
Cristais podem ser mergulhados em elixires e poções para dar um poder extra. E também existe uma outra prática para manipular e canalizar energia que é bastante simples: uma rede de cristais. Neste caso, você seleciona os cristais adequados para o que você quer atrair (ou repelir) e os dispõe em um formato semelhante ao de uma mandala, dependendo da sua intenção.
Trabalho com os chakras
(por The Source)Assim como as ervas, todo cristal está relacionado a um elemento e a um planeta. Isso permite que possamos usá-los pra trabalhar com os chakras, principalmente os 7 Chakras Principais. Nesse sentido podemos citar os seguintes trabalhos:- Alinhamento de chakras
- Tonificação
- Sedação
- Abertura
- Cura de traumas
Isso também exige outro artigo. Essa introdução servirá para dar start na área de magia natural onde faremos, assim como as ervas, um estudo de cada cristal, pedra e metal. E por causa disso foi-se necessário produzir uma página independente de Magia Natural & Herbalismo. Logo postaremos sobre isso.
Obrigado
The Source
Bibliografia:
Duncan, Antonio, O caminho das Pedras, 7a Edição , Rio de Janeiro,Editora Nova Era - 2007
Cunningham, Scott, Enciclopédia de Cristais Pedras Preciosas e Metai, 2a Edição, São Paulo, Editora Gaia 2001
Usar algumas ervas para intensificar a energia do cristal também é uma boa |
Cristais podem ser mergulhados em elixires e poções para dar um poder extra. E também existe uma outra prática para manipular e canalizar energia que é bastante simples: uma rede de cristais. Neste caso, você seleciona os cristais adequados para o que você quer atrair (ou repelir) e os dispõe em um formato semelhante ao de uma mandala, dependendo da sua intenção.
Trabalho com os chakras
(por The Source)
Assim como as ervas, todo cristal está relacionado a um elemento e a um planeta. Isso permite que possamos usá-los pra trabalhar com os chakras, principalmente os 7 Chakras Principais. Nesse sentido podemos citar os seguintes trabalhos:
- Alinhamento de chakras
- Tonificação
- Sedação
- Abertura
- Cura de traumas
Isso também exige outro artigo. Essa introdução servirá para dar start na área de magia natural onde faremos, assim como as ervas, um estudo de cada cristal, pedra e metal. E por causa disso foi-se necessário produzir uma página independente de Magia Natural & Herbalismo. Logo postaremos sobre isso.
Obrigado
The Source
Bibliografia:
Duncan, Antonio, O caminho das Pedras, 7a Edição , Rio de Janeiro,Editora Nova Era - 2007
Cunningham, Scott, Enciclopédia de Cristais Pedras Preciosas e Metai, 2a Edição, São Paulo, Editora Gaia 2001
Postar um comentário