Meu interesse por Scrying se iniciou quando eu comecei a praticar mais seriamente a Ars Goetia. Sendo médium, eu possuo certa facilidade em ver coisas. Porém, pesquisando formas de contatar os espíritos goéticos, eu entendi que a maior preocupação que os magos tinham era de manter o espírito preso dentro do triângulo de manifestação e não receber os efeitos de possíveis descargas de miasmas.
Assim, fui pesquisar quem praticava goetia nos dias atuais e encontrei vários sistemas criados para ajudar nesse processo de conjuração. Talvez pela desconexão da igreja ou talvez porque hoje em dia os magos e bruxos têm uma falsa sensação de intocabilidade, a preocupação se tornou outra: "Como posso ver de fato ou entrar em contato com esses espíritos? Como posso eu saber que estou de fato entrando em contato e não é coisa da minha cabeça”?
Para resolver essa questão, fazia-se necessário trazer a experiência a um nível mais físico, trazendo do plano mental o contato, para um nível no qual não houvesse nenhuma dúvida e fosse um tanto mais palpável.
Nesse ponto, o Scrying foi reinventado e reutilizado para esse tipo de contato.
O que é Scrying?
A palavra Scrying vem do inglês e significa vidência. Scrying ou "cristal Gazing", como também é conhecido, consiste na técnica na qual a pessoa contempla uma superfície reflexiva com o intuito de entrar em contato com sua mente inconsciente ou ler imagens formadas na superfície em questão. Em geral, eram utilizadas esferas de cristal (a famosa bola de cristal), mas podem ser utilizado espelhos côncavos pintados de negro, vidros, a superfície de uma bacia de água e até a chama do fogo (nesse ponto eu me lembro da feiticeira do fogo da série Game of Thronnes).
Um dos magos que ficaram bem conhecidos por usar um sistema desses foi John Dee, o criador do sistema de Magia Enochiana, no qual se utilizou do processo de vidência através de uma bola de cristal que tinha como base uma mesa especial onde foram traçados símbolos enochianos fornecidos por Anjos que teriam iniciado a Enoque. Vale lembrar que ele não estava sozinho e não era o próprio mago que olhava para o sistema e sim Edward Kelley, que era amigo de John Dee. Edward possuía certo grau de mediunidade e vidência. Nesse sentido, podemos dizer que os dois foram usados por anjos para criar o sistema enochiano. Em um momento avante, eu me certificarei de escrever um texto bem fundamentado sobre sistema enochiano.
Voltando ao Scrying, digamos que o seu propósito é obter conhecimento e não importa a forma que o scrying é usado para conseguir isso, tanto faz se ele ativa o processo de clarividência ou se leva o mago a um estado mental no qual pode discernir os sinais a sua volta para solucionar suas problemáticas. Algumas pessoas acreditam que o scrying tem o poder de clarear a mente e permitir que imagens mentais se formem a partir da captação do fluxo da energia universal. Desse modo, ele permite o diálogo entre o magista e o universo e suas manifestações.
Em geral essa informação pode ser obtida de duas maneiras distintas:
- Forma literal: através de visões de pessoas reais, locais ou eventos;
- Forma simbólica: o vidente percebe formas e símbolos se formando no reflexo do objeto escolhido e os interpreta de maneira pessoal usando os seu referencial arquetípico.
Como ele funciona?
Em geral, olhar fixamente para um ponto, seja ele em uma parede branca ou para um objeto escuro ou até mesmo uma vela, dispara nossos pensamentos e nos faz rever acontecimentos atuais, nos força a refletir sobre questões e quando menos percebemos começamos a repassar todos os nossos compromissos. Mas, por que isso acontece? Simples. A nossa mente tende a esvaziar tudo que está no nosso inconsciente. E isso é para tudo. Além disso, ela revela toda informação que chega até nós através das nossas nove consciências e sentidos. Como, por exemplo, tudo que está a nossa volta, coisas que nem nos damos conta normalmente, o Inconsciente pode captar.Esse é o ponto chave do Scrying uma vez que nós já captamos normalmente tudo o que nos rodeia, toda vibração e forças também podem ser captadas. Assim, quando nos focamos em algo específico, seja algo nosso ou alheio de um consulente, por exemplo, voltamos nossa capacidade de absorver em uma única direção. Qualquer oráculo que se preza tem esse papel de revelar aquilo que já sabemos. O diferencial do scrying para outras formas oraculares é que ele nos permite ver, materializar os nossos pensamentos e nos ajuda a entrar em transe mais facilmente.
Com o uso constante de uma ferramenta divinatória, ela propicia o desenvolvimento das nossas habilidades sensitivas, e fortalece a nossa capacidade de ver, sentir e ouvir. Posso dizer que sempre ouvimos, vemos e sentimos aquilo que nos rodeia, porém estamos tão focados no mundo físico ou em questões referidas a este plano que não percebemos que existem outros planos, outros seres que não os humanos.
Ensinando um aluno a "ver" o outro lado, eu percebi que o que era gritante para mim, era sutil a ele e, para conseguir mostrar o que eu via com tanta tranquilidade, tive que fazer o caminho inverso, o de não ver. E assim pude guiá-lo até o meu ponto de vista. É só uma questão de equilibrar, equalizar a nossa vibração com aquilo que queremos contatar.
Dicas:
Perguntam-me se ao usar o scrying se deve manter os olhos abertos. É bem verdade que o scrying é um sistema criado para contemplar o reflexo, por assim dizer, mas mesmo assim eu sinto como algo de cunho pessoal, afinal manter o foco com os olhos abertos pode ser tão extenuante para uns como algo natural para outros. Digamos que existem dentre nós os Scriers, aqueles que têm facilidade para se desligar do plano físico e caminhar com sua mente nos outros planos, mas para a maioria esse processo deve ser tentado, treinado e buscado com muito afinco.Então, no começo, para perceber se deve ou não manter os olhos abertos, avalie seu desempenho ao tentar manter o olhar fixo por 5 minutos no sistema. Se você desviar o olhar ou se cansar e suas costas doer, é por que é um sistema que sentirá alguma dificuldade. Pra cada falha existe uma forma de reparar.
Vamos às dicas:
A qualidade do reflexo vai do operador, eu já usei um espelho mágico(normal) em vez do espelho negro e me funcionou muito bem, porém hoje em dia prefiro o meu espelho negro, nesse caso ele é mais prático por ser pequeno. Um espelho feito de obsidiana é mais poderoso pois carrega com si a qualidade da pedra de condensar a energia espiritual, mas como já foi dito aqui em um texto do Dallan, nem todo mundo consegue lidar bem com o efeito que a obsidiana traz pra si.
Em outras palavras, testem, pois só assim encontrarão um sistema legal para vocês. Vamos aos modelos:
1- Reflexo em um espelho D'água:
Acho Trend e conceitual. Um sistema clássico e bem elegante. Me senti a Galadriel usando esse sistema.
Vantagens: fácil achar o material necessário para sua construção. Basta ter uma bacia escura ou de metal (principalmente cobre) para fazer o sistema e água. Pode ser acrescentado elementos que podem ajudar no processo de transe ou na clarividência, como uma poção de clarividência, ervas ou cristais que ajudem a condensar energia. Já usei muito isso, incluso tenho um feitiço muito bom para procurar mentirosos, ladrões e descobrir pessoas que lhe querem fazer o mal.
Desvantagens: Talvez algumas pessoas achem incômodo ficar olhando pra baixo, isso pode trazer desconforto e até dor, dependendo do tempo que você fique praticando. Água faz sujeira, esteja certo que você irá derrubar um pouco dela em algum momento. Não é sempre que você pode usar de forma discreta esse sistema.
2- Espelho Mágico de reflexão normal
Acho legal quando a pessoa sabe ativá-lo de forma correta. O mais legal é ver seu reflexo desaparecer e tomar forma de um rosto do ser evocado. Isso é algo que até hoje me impressiona.
Vantagens desse sistema: Acho que ter um espelho mágico é um diferencial na prática mágica, não importa o uso dele. A consagração que ele exige lhe permite compreender melhor a clarividência e ajuda ativar os chakras superiores do praticante. É um sistema muito poderoso para se manter conexão com outros planos.
Desvantagens: Um espelho mágico exige cuidados. Quando comecei a usar meu espelho pra goetia me deu uma confusão onde colocar o selo do daemon, e como o espelho mágico já possui um selo pra ativá-lo eu tive que ir testando formas melhores pra usar. A iluminação no ambiente tem q ser reduzida para funcionar a prática goetica. Deve ser muito bem limpo e ter energias banidas depois de todos os rituais para não deixar nada aberto. E por falar em deixar algo aberto, um espelho é um portal, deve ficar sempre selado e tampado, senão coisas acontecerão. Fique atento a isso.
3- Espelho negro
Uma forma bem prática de trabalhar com vidência ou evocação. O melhor do espelho negro é que sua consagração pode ser feita de forma mais tranquila do que o espelho mágico. Ele seve principalmente para esvaziar nossa mente e ativar nossa clarividência e nos colocar em um trance mágico. O melhor é que ele não precisa ser grande como o espelho mágico.
Vantagens: versatilidade no material utilizado. Consagração mais simples do que o espelho mágico tradicional. ele pode ser colocado dentro do triângulo de transmutação se for de um tamanho menor. (se bem que isso pode ser feito com o espelho também), É relativamente mais barato do que um espelho.
Desvantagem: Hm deixe me pensar. Só me vem a mente que como Scrying ele é bem eficiente, mas como espelho mágico possui algumas limitações. É necessário os mesmos cuidados do espelho mágico normal.
O melhor do espelho negro é que eu o uso muito quando estou realizando um feitiço para me conectar ao alvo ou objetivo assim ele funciona como uma porta de atuação.
4- Crystal Gazing, ou Bola de Cristal
Não sei se ficou claro até aqui, mas crystal gazing originalmente era o nome dado ao uso da bola de cristal, ele se tornou popular e passou a ser usado para designar advinhação por meio de uma superfície reflexiva. Eu sugiro que pra esse tipo de sistema se utilize uma esfera com uma qualidade boa do cristal que a compõe, do tamanho da palma da mão do operador. Quanto ao tipo de pedra, o quartzo transparente é o mais utilizado por aí, porém já vi pessoas utilizando outros tipos de pedra e até nem muito transparente, porém a qualidade do cristal utilizado era alta.
Vantagem: A maior que vejo é a possibilidade de programar o cristal para te ajudar a abrir a vidência. até mesmo utilizar uma pedra específica que lide bem com a energia do operador.
Desvantagem: Preço, seria a primeira. Não sei se é geral, mas além de mim e outras pessoas com as quais eu conversei sentem que demora um tempo para conseguir grandes efeitos com a bola de cristal. Isso ocorre por que na verdade a pedra estaria trabalhando para ativar os chakras necessários para se ter uma boa vidência. É um trabalho mais duradouro, mais demorado, porém uma vez realizado fica sedimentado.
5- Scrying com Taça de cristal e água.
Muito interessante esse sistema, e muito fácil de se executar. Para funcionar certifique-se de colocar uma superfície opaca ou escura atrás da taça, ajuda muito. Você pode usar um tecido cinza ou negro atrás da taça. Outra coisa legal é usar uma vela atrás do sistema, Vai criar um efeito interessante. Eu já usei, confesso que minha primeira impressão não foi 100% como o espelho, porém com um pouco de trabalho se mostrou eficiente, até por que acho válido tentar já que é um sistema barato e rápido de se fazer.
Vantagem: simplicidade
Desvantagem: pra quem está acostumado ao espelho sentirá alguma dificuldade. Cuidado com a taça pode quebrar se trouxer um espírito muito poderoso.
Além desses sistemas eu vi pingentes, colares, anéis que tinham obsidianas, espelhos negros e até bolas de cristal. Todos tem potencial de acerto, eu preferi me ater aos mais convencionais. Crie o seu sistema e me conte!!!
Espero que tenham gostado, tentei deixar aqui mais uma troca de experiências do que um sistema fechado e impossível de evoluir. Comenta aí embaixo e deixa sua experiência com o Scrying, quem sabe eu tente algum dia do seu jeito!!!!
Ficou interessado em espelhos negros??? se quiser adquirir um acesse o link na imagem:
The Source
- Antes de começar, faça um alongamento. Isso ajudará a manter a postura e a não sentir dor no processo.
- Não lute contra os pensamentos, deixe que eles venham de forma natural. Quando isso acontecer, simplesmente respire mais profundamente e volte a atenção a sua respiração.
- Não force a ver nada. Forçar te deixará ansioso. Antes de tentar ver algo, simplesmente tente esvaziar sua mente.
- Esvazie a sua mente sempre que começar, ou seja, apenas respire.
- Respire fundo sempre que perder o controle ou o foco.
- Esvazie a sua mente.
- Relaxe o máximo possível. Se precisar, apoie suas costas, sente-se em um local com uma temperatura agradável, de preferência sem ruídos externos.
- Música pode ajudar no relaxamento, mas não recomento o uso dela quando for utilizar o scrying para o ato divinatório ou quando for conjurar ou evocar alguma entidade.
- Treine muito antes de usar o scrying para Ars goetia, ou para divinação.
- Esvazie a mente e respire.
- Ao utilizar um espelho ou uma superfície negra reflexiva, tente olhar através e não diretamente em sua imagem refletida. Você saberá que está conseguindo o estado necessário quando conseguir fazer sumir a sua imagem.
- Dê preferência a um espelho negro do que a um espelho normal, porém isso não é uma regra.
- Consagre o sistema para o seu uso como scrying, não o utilize sem fazer isso.
- Quando utilizar um espelho, faça a consagração especial do Espelho mágico. Na clavícula de Salomão, o espelho é consagrado a Uriel, pois esse anjo tem o poder de trazer visões e saber tudo que existe. Há outros seres com o mesmo poder, se quiser consagre o espelho para um deles.
- Nunca consagre o espelho para mais de um ser. Isso pode poluir a vibração do seu espelho e deixar confusa a sua utilização.
- Uma bola de cristal deve ser consagrada como um cristal e preparada como tal. Nunca banhe uma bola de cristal usada para Crystal Gazing com a luz do sol. Ela é de caráter yang, a divinação e a conjuração é de caráter yin, ou seja, banhe com a luz da lua.
- Não deixe que outas pessoas toquem ou vejam a sua bola de cristal e nem mesmo o seu espelho. Isso pode captar a energia e intenções da outra pessoa.
- Se for manter a bola ou espelho ou qualquer outro sistema que escolha, pegue um tecido branco de seda ou linho para cobri-lo, pois ele refletirá qualquer influência direcionada a ele.
- Sempre que executar uma operação Goética, limpe o seu sistema.
- Já falei pra esvaziar a mente? Ah, então esvazie a mente.
- Quando for realizar uma operação, seja goética ou até mesmo uma divinação, lembre-se de que toda vibração que não pertença a ela pode interferir, então certifique-se de tomar banho, limpar-se energeticamente e limpar o local onde vai ser realizada a operação.
- Quando utilizar uma bola de cristal, é bom ter uma mesa de prática específica pra seu uso. Pesquise a mesa de Jonh Dee ou outras mesas de prática. Colocarei aqui alguns exemplos. Essas mesas ajudam a focar no tipo de trabalho que fará, principalmente se for usar esse sistema para trabalho de magia enochiana ou se for usar para goetia.
- Antes de começar, é bom se lembrar de ter uma vela ou uma luz difusa a sua disposição para ajudar a manter o ambiente livre de energias indesejadas. Um incenso e uma taça com água ajuda nesse processo.
- Pensando em conjuração, lembre-se de que você deverá condensar ao máximo a vibração da entidade evocada, ou seja, deve se valer de materiais que tenham um princípio simpático harmônico ao que está chamando. Quanto mais coisas tiver à disposição para isso, mais chance de ter sucesso na sua evocação.
Criando um Scrying:
Vou passar aqui alguns modelos de Scrying. Acho importante dizer que eles tem coisas em comum. Primeiro uma superfície que reflita a imagem do operador. Em geral todos os sistemas possuem uma fonte de luz difusa, ou seja uma luz fraca não pontual que atinja o sistema para produzir algum tipo de reflexo, afinal para haver alguma imagem é necessário ter alguma iluminação. Essa luz pode ser de uma vela, ou até mesmo a luz da lua refletida na água por exemplo.A qualidade do reflexo vai do operador, eu já usei um espelho mágico(normal) em vez do espelho negro e me funcionou muito bem, porém hoje em dia prefiro o meu espelho negro, nesse caso ele é mais prático por ser pequeno. Um espelho feito de obsidiana é mais poderoso pois carrega com si a qualidade da pedra de condensar a energia espiritual, mas como já foi dito aqui em um texto do Dallan, nem todo mundo consegue lidar bem com o efeito que a obsidiana traz pra si.
Em outras palavras, testem, pois só assim encontrarão um sistema legal para vocês. Vamos aos modelos:
1- Reflexo em um espelho D'água:
Acho Trend e conceitual. Um sistema clássico e bem elegante. Me senti a Galadriel usando esse sistema.
Vantagens: fácil achar o material necessário para sua construção. Basta ter uma bacia escura ou de metal (principalmente cobre) para fazer o sistema e água. Pode ser acrescentado elementos que podem ajudar no processo de transe ou na clarividência, como uma poção de clarividência, ervas ou cristais que ajudem a condensar energia. Já usei muito isso, incluso tenho um feitiço muito bom para procurar mentirosos, ladrões e descobrir pessoas que lhe querem fazer o mal.
Desvantagens: Talvez algumas pessoas achem incômodo ficar olhando pra baixo, isso pode trazer desconforto e até dor, dependendo do tempo que você fique praticando. Água faz sujeira, esteja certo que você irá derrubar um pouco dela em algum momento. Não é sempre que você pode usar de forma discreta esse sistema.
2- Espelho Mágico de reflexão normal
Acho legal quando a pessoa sabe ativá-lo de forma correta. O mais legal é ver seu reflexo desaparecer e tomar forma de um rosto do ser evocado. Isso é algo que até hoje me impressiona.
Vantagens desse sistema: Acho que ter um espelho mágico é um diferencial na prática mágica, não importa o uso dele. A consagração que ele exige lhe permite compreender melhor a clarividência e ajuda ativar os chakras superiores do praticante. É um sistema muito poderoso para se manter conexão com outros planos.
Desvantagens: Um espelho mágico exige cuidados. Quando comecei a usar meu espelho pra goetia me deu uma confusão onde colocar o selo do daemon, e como o espelho mágico já possui um selo pra ativá-lo eu tive que ir testando formas melhores pra usar. A iluminação no ambiente tem q ser reduzida para funcionar a prática goetica. Deve ser muito bem limpo e ter energias banidas depois de todos os rituais para não deixar nada aberto. E por falar em deixar algo aberto, um espelho é um portal, deve ficar sempre selado e tampado, senão coisas acontecerão. Fique atento a isso.
3- Espelho negro
Uma forma bem prática de trabalhar com vidência ou evocação. O melhor do espelho negro é que sua consagração pode ser feita de forma mais tranquila do que o espelho mágico. Ele seve principalmente para esvaziar nossa mente e ativar nossa clarividência e nos colocar em um trance mágico. O melhor é que ele não precisa ser grande como o espelho mágico.
Vantagens: versatilidade no material utilizado. Consagração mais simples do que o espelho mágico tradicional. ele pode ser colocado dentro do triângulo de transmutação se for de um tamanho menor. (se bem que isso pode ser feito com o espelho também), É relativamente mais barato do que um espelho.
Desvantagem: Hm deixe me pensar. Só me vem a mente que como Scrying ele é bem eficiente, mas como espelho mágico possui algumas limitações. É necessário os mesmos cuidados do espelho mágico normal.
O melhor do espelho negro é que eu o uso muito quando estou realizando um feitiço para me conectar ao alvo ou objetivo assim ele funciona como uma porta de atuação.
4- Crystal Gazing, ou Bola de Cristal
Não sei se ficou claro até aqui, mas crystal gazing originalmente era o nome dado ao uso da bola de cristal, ele se tornou popular e passou a ser usado para designar advinhação por meio de uma superfície reflexiva. Eu sugiro que pra esse tipo de sistema se utilize uma esfera com uma qualidade boa do cristal que a compõe, do tamanho da palma da mão do operador. Quanto ao tipo de pedra, o quartzo transparente é o mais utilizado por aí, porém já vi pessoas utilizando outros tipos de pedra e até nem muito transparente, porém a qualidade do cristal utilizado era alta.
Vantagem: A maior que vejo é a possibilidade de programar o cristal para te ajudar a abrir a vidência. até mesmo utilizar uma pedra específica que lide bem com a energia do operador.
Desvantagem: Preço, seria a primeira. Não sei se é geral, mas além de mim e outras pessoas com as quais eu conversei sentem que demora um tempo para conseguir grandes efeitos com a bola de cristal. Isso ocorre por que na verdade a pedra estaria trabalhando para ativar os chakras necessários para se ter uma boa vidência. É um trabalho mais duradouro, mais demorado, porém uma vez realizado fica sedimentado.
5- Scrying com Taça de cristal e água.
Muito interessante esse sistema, e muito fácil de se executar. Para funcionar certifique-se de colocar uma superfície opaca ou escura atrás da taça, ajuda muito. Você pode usar um tecido cinza ou negro atrás da taça. Outra coisa legal é usar uma vela atrás do sistema, Vai criar um efeito interessante. Eu já usei, confesso que minha primeira impressão não foi 100% como o espelho, porém com um pouco de trabalho se mostrou eficiente, até por que acho válido tentar já que é um sistema barato e rápido de se fazer.
Vantagem: simplicidade
Desvantagem: pra quem está acostumado ao espelho sentirá alguma dificuldade. Cuidado com a taça pode quebrar se trouxer um espírito muito poderoso.
Além desses sistemas eu vi pingentes, colares, anéis que tinham obsidianas, espelhos negros e até bolas de cristal. Todos tem potencial de acerto, eu preferi me ater aos mais convencionais. Crie o seu sistema e me conte!!!
Conclusão:
Testar, testar e testar. Essa é a palavra de ordem. Tomar cuidado com efeitos energéticos indesejados em todos os sistemas. Sempre limpar bem antes e depois de ser utilizado. Não aconselho o uso de algum dos sistemas para alguns tipos de espíritos, pois poderão ficar irritados ou até quebrar o material utilizado. Como eu sempre digo é bom utilizar um oráculo como um pêndulo para saber se aquele sistema será bom para determinado espírito ou não. E como tudo em magia: "Prática leva a perfeição"Espero que tenham gostado, tentei deixar aqui mais uma troca de experiências do que um sistema fechado e impossível de evoluir. Comenta aí embaixo e deixa sua experiência com o Scrying, quem sabe eu tente algum dia do seu jeito!!!!
Um ritual que fizemos no ano passado!!! usando o espelho negro |
Ficou interessado em espelhos negros??? se quiser adquirir um acesse o link na imagem:
The Source
Postar um comentário